Portes gratuitos para encomendas acima dos 50€ para Portugal continental e ilhas! (encomendas de valor inferior - portes fixos de 2,50€)

Cuidados com as peças

As jóias devem ser guardadas e tratadas com cuidado.


É verdade que as jóias são dos poucos produtos de luxo que não desvalorizam. Têm um valor intrínseco e podem, até, valorizar com o passar dos anos (o que não acontece com uma carteira de marca, com um telefone de última gama ou com o fim-de-semana passado no Hotel com Spa).


Todavia, se quer passar as suas jóias aos seus filhos e netos, convém ir observando alguns cuidados!


Os metais preciosos e as gemas não apresentam todos a mesma dureza (ou seja, não oferecem todos a mesma resistência ao risco). Por isso, não devem ser misturadas jóias com diferentes composições.
Por exemplo, as pérolas são uma gema (de origem orgânica) muito frágil, com uma dureza de apenas 3 – 4 na escala de Mohs. São sensíveis a químicos e a variações térmicas. Deve evitar que as pérolas contactem com maquilhagem, perfumes ou cremes, porque podem manchar. Também não deve guarda-las em plástico, ou expô-las demasiado tempo ao sol directo, porque podem sofrer alterações com a elevada temperatura.
O diamante é a gema com maior dureza que existe (10 na escala de Mohs). Significa que pode riscar todos os outros minerais, mas só pode ser riscado por outro diamante. Ainda assim, as jóias com diamantes precisam de cuidados. O diamante atrai a gordura da pele, que se deposita nas suas faces e o torna opaco. Para limpar, por exemplo, um anel de diamantes em casa, pode mergulhá-lo em água e sabão ou detergente da louça anti-gordura, durante umas horas. Pode, também, escová-lo delicadamente com uma escova mole (cuidado com a cravação, verifique sempre se nenhuma pedra se soltou).

As peças de prata devem ser tratadas ainda com mais cuidado. Nunca as aproxime de químicos, perfumes ou detergentes. A prata oxida mais facilmente do que o ouro, pelo que deve conservá-la em local arejado e sem humidade. Caso a peça tenha banho de ouro, tome em atenção o facto de se tratar de um revestimento: nunca tome banho com as peças nem as exponha a fricção constante!

Acima de tudo, use as suas jóias. Elas adoram respirar!